sábado, 12 de novembro de 2011

Desafio National Geographic - Entrevistas

     Á alguns meses atrás, nós, do integrado, tivemos um teste chamado Desafio National Greographic Brasil. Este teste era composto de 25 questões, todas objetivas, e os alunos com maior pontuação de cada escola iriam para a segunda fase, em outra escola, para a realização de um segundo teste com questões objetivas e uma redação. Os vencedores da segunda etapa iriam para a terceira, que tinha como prêmio uma viagem para o Rio de Janeiro com tudo pago e com direito á acompanhante. Nosso Câmpus teve como participantes da segunda fase os alunos: Julia Gaio, João Pedro B. Ortigara e Natália Coppini, da turma de informática integrado; Welisson Roberto Kohler, Adalberto e Morgana Goulart, turma da eletroeletrônica integrado; e Andrei da turma de agropecuária integrado; lembrando que a professora responsável é a Solange Vieira, geografia.
     A staff do jornal se responsabilizou em entrevistar os participantes da segunda fase, inclusive a professora, e aqui está o resultado da nossa coleta de informações. Lembrando que os entrevistados foram apenas os participantes da turma de informática e o Welisson da turma de eletroeletrônica porque os outros não quiseram dar entrevistas.
Professora Solange
     Sobre as perguntas feitas para a  professora Solange, em resumo, foi dito por ela que a escola foi muito bem representada pelos alunos citados acima, acredita que cada um deles tiveram total condições de passar para a terceira fase, porém pensa que a questão dissertativa da segunda prova dificultaria o teste. Ainda sobre os participantes ela nos disse que tinha expectativas de que outros alunos iriam passar para a segunda fase, entretanto não tiveram possibilidade de ir pelos critérios de desempate, mas ressalta que todos os que foram não decepcionaram-na. Sobre os resultados, ela acredita que, para os que não obteram um resultado positivo, não foi questão de falta de estudo, porém foi de falta de atenção e vontade, já que a prova era extensa.
Natália, Julia Gaio e João - Informática
     Falando sobre as respostas dos alunos sobre nossas perguntas, os alunos da informática nos disseram que a redação era a parte mais complicada da segunda etapa, já que não tinha um tema comum, sendo 'Sustentabilidade, o princípio geral da população', os alunos não se preparam para a realização das provas, com excessão da Natália que procurou se informar na internet. Sobre a dificuldade dos testes, foi concluído como médio, tendo variações entre as provas, mais fácil na primeira etapa e mais difícil na segunda. Sobre a entrevista do Welisson, o aluno nos disse que não estudou para realizar as provas, acredita que o teste exigia o uso da lógica muito mais do que o conhecimento no assunto, além de atenção. Disse também que não estava ansioso, já que pensa que a ansiedade faz com que ele não vá bem em provas.
Welisson - Eletroeletrônica
    Os alunos representantes do nosso Câmpus não passaram para a terceira prova, entretanto apenas duas vagas foram preenchidas pela região sul do Brasil, sendo elas para o Colégio Militar de Curitiba e para o Colégio Madre Bárbara, em Lajeado, RS. Na rede de Institutos Federais tivemos o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Manaus.


As entrevistas foram realizadas pela staff, Magno e Clébis como camera-boys e Francieli, Julia Panceri e Michel como repórteres.

Franz
   

Um comentário:

  1. arrumem o nome do estudante Welysson Roberto Kohler eletro integrado 2011. esta escrito Welisson-incorreto
    Welysson-é o correto

    ResponderExcluir